Darfur is Dying – Newsgames

Acompanhe toda quarta nossa série sobre jogos alternativos

O newsgame (jornalismo + jogo) “Darfur is Dying” foi lançado em Abril de 2006 pela Take Action Games, patrocinado pela Mtv. Sua criadora foi a universitária Susana Ruiz. O game é uma denúncia à situação de Darfur no Sudão, onde milícias têm praticado massacres e estupros em massa. O jogador encara duas fases de jogo: uma em que precisa pegar água num poço, esquivando das milícias e outra em que tem que administrar um campo de refugiados por 7 dias. A todo o momento o jogador tem um botão chamado “take a action” que o leva para uma séride de atitudes reais que ele pode tomar para protestar contra a situação do país africano.

O jogo também faz parte de uma onda de serious ou social games, que são jogos que pretendem conscientizar as pessoas de uma forma divertida.

Jogue Darfur is Dying!
-Encare um soldado brasileiro na Segunda Guerra Mundial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

One thought on “Darfur is Dying – Newsgames

  1. Na faculdade sempre rola um tesão pelo Luiz Beltrão, por ter feito a única teoria genuína da comunicação – a folkcomunicação. Então, ano passado eu acompanhava um blog que divulgava o desenvolvimento da news game, brilhou os olhos. Mas parecia utópico, muito lúdico e lembro que, certa aula, eu comentei com o professor e ele debochou da teoria.

    Bom ver que rola resultados. Eu estou trabalhando com algo parecido, o desenvolvimento de um mundo medieval paralelo com funcionamento reproduzido identicamente ao outro, para simulação, estudo e pesquisa. Funciona só com blocos de textos e PHP. Bem bacaninha… Mas tá meio que virando um jogo. Enfim, quando pronto te mando.

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.